#313 José Graça

Ele vem de uma família de comerciantes da cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Seguindo os passos de um primo, o surfe entrou muito cedo em sua vida e desde então ele sonhava em ser um surfista.

Adolescente, começou a praticar o karatê e foi até a faixa preta, tendo conquistado alguns títulos como o de Campeão dos Jogos Regionais e Campeão Brasileiro no estilo wado-kai.

Em 97 participou de um circuito de biathlon em sua cidade, a primeira experiência nadando e correndo. Como preparação ele usou o karatê e o surfe.

No ano seguinte se mudou para São José dos Campos e entre os treinos de karatê e o surfe do final de semana, ele buscou algo novo, diferente. Começou então a correr, mas queria performar. Procurou um treinador que pouco tempo depois o incentivou a pedalar.

Em 2005 ele comprou sua primeira bicicleta e se juntou a um grupo de ciclistas. No ano seguinte estreou no Troféu Brasil de Triahlon e curtiu a nova modalidade. Em 2007 e 2008 foi, respectivamente, Campeão do Troféu Brasil nas distâncias sprint e olímpica. Em 2009 decidiu experimentar as provas mais longas e participou dos mundiais de long distance na Austrália e do mundial de Ironman 70.3 na Flórida.

Seu primeiro Ironman, no ano de 2010, foi em Florianópolis. Em 2011, enquanto fazia uma surf trip, foi convidado a participar da equipe de apoio da triatleta Vanuza Maciel no Mundial de Ultraman no Havaí. Ao pisar na Big Island ele se apaixona pela ilha. Em 2012, no Ironman de Floripa ele se classificou para o Mundial de Kona. Poucos dias depois ele viajou para o Havaí, a princípio para ficar uma semana, porém, não voltou mais e mora lá até hoje. Atualmente soma em seu currículo 28 provas de Ironman, entre elas 7 em Floripa e 9 mundiais no Havaí.

Conosco aqui o surfista com alma de triatleta ou talvez o triatleta com alma de surfista, uma espécie de versão ubatubana do Rei Kamehameha, duas vezes pódio no mundial de Kona, duas vezes campeão do RAAM, o brasileiro mais popular da ilha de Kona, José Ricardo Graça.

Inspire-se!

SIGA e COMPARTILHE o Endörfina através do seu app preferido de podcasts.

Contribua também com este projeto através do Apoia.se.

Você também já se frustrou quando não conseguiu assistir a certos esportes ao vivo, pois não são transmitidos aqui no Brasil ou no país onde você está?

Com a @nordvpn, eu posso alterar minha localização virtual para um país onde a transmissão esteja acontecendo e, além de não perder o competição, eu ainda acompanho ao vivo!

Aproveite agora a promoção EXCLUSIVA NordVPN visitando o nordvpn.com/endorfinabr para ter um DESCONTÃO no seu plano NordVPN + 4 meses de graça! Assine e experimente sem riscos por até 30 dias e caso não seja para você, receba seu dinheiro de volta.

Um oferecimento da SCOTT.

Entre aerodinâmica, leveza e conforto, escolha todos os três com a novíssima SCOTT Foil RC 2023!
Bem-vindo à evolução das bikes de estrada aero. Projetada especificamente para atender às demandas de alguns dos principais escaladores e sprinters do WorldTour, essa é, sem sombra de dúvidas, a bicicleta mais rápida que a SCOTT já produziu. 


A nova Foil RC é muito mais do que um rostinho bonito no pelotão, na realidade se trata de uma máquina capaz de fazer com que você vença todos os seus desafios com um desempenho de excelência na estrada. 
Siga @scott_bike_brasil.

SIGA E CONHEÇA MAIS SOBRE O ZÉ E ALGUNS ASSUNTOS MENCIONADOS NA CONVERSA DE HOJE ATRAVÉS DOS LINKS A SEGUIR:

Instagram

Quarteto brasileiro com triatletas vence o RAAM 2022

Powerlink Bike – O que foi preciso para vencer o RAAM 2022

Trisport Magazine – José Graça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *