Grande parte dos seus 28 anos foi dedicada à natação, sempre representando o Grêmio Náutico União, centenário clube de Porto Alegre, sua cidade natal. Criada em uma família de quatro irmãos, começou a nadar aos sete anos, inspirada pelos irmãos mais velhos, que já praticavam o esporte. Acompanhava-os nas idas à piscina e, aos poucos, se motivou a treinar. Até 2014, ela não pensava em ir muito longe com a natação, mas, ao participar da Olimpíada da Juventude, tudo mudou. Foi ali que começou a sonhar em competir nos Jogos Olímpicos.

Dedicada às provas na piscina, a maratona aquática foi, aos poucos, conquistando seu coração. No início, a modalidade a assustava, mas, com o tempo, ela perdeu o medo e se tornou completamente apaixonada pelas águas abertas. Seguindo seu exemplo, a irmã mais nova também se tornou nadadora de maratonas aquáticas, e elas cresceram em um ambiente de valorização do esporte e muito apoio familiar.

Sua trajetória é marcada por superação e conquistas. Em 2019, uma lesão no ombro ameaçou sua carreira, mas ela se recuperou e voltou mais forte. Com uma rotina intensa de treinos e competições em piscina e águas abertas, consolidou-se como uma das melhores do mundo classificando-se para participar dos Jogos de Tóquio 2021.

Entre suas principais conquistas estão o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas em 2016, duas medalhas de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2019 (800m e 10km), três medalhas de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2023 (800m, 1500m e 10km), e a participação na prova dos 10km da maratona aquática em Paris 2024. Além disso, ela já competiu em seis Campeonatos Mundiais e conquistou sete medalhas em etapas da Copa do Mundo de Águas Abertas.

Conosco aqui está a nadadora profissional, terceiro-sargento da Força Aérica Brasileira e futura engenheira de alimentos, um exemplo de dedicação e paixão pelo esporte, a unionense Viviane Eichelberger Jungblut.

Inspire-se!

Um oferecimento @oakleybr

SIGA e COMPARTILHE o Endörfina através do seu app preferido de podcasts.

Contribua também com este projeto através do Apoia.se.

SIGA E CONHEÇA MAIS SOBRE A VIVIANE E ALGUNS ASSUNTOS MENCIONADOS NA CONVERSA DE HOJE ATRAVÉS DOS LINKS A SEGUIR:

Instagram

Medalha Gaúcha com Viviane Jungblut

Conexão Paris com Viviane Jungblut

World Aquatics – Viviane Jungblut

Katie Ledecky

Episódio #41 com Poliana Okimoto

Episódio #157 com Betina Lorscheitter

Episódio #189 com Luiz Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *