Em sua juventude, me convidado praticou beisebol, basquete e voleibol. Natural de Osasco, município vizinho a cidade de São Paulo, ao visitar uma rádio local quando tinha 16 anos de idade, encantou-se com o ambiente e sonhou em falar ao microfone. Nessa rádio ele conseguiu um emprego de assistente de produção. No segundo grau, optou na época pelo curso técnico de patologia clínica e trabalhou no Bradesco. Prestou vestibular de medicina, mas acabou passando em comunicação, sua segunda opção, e há quase 41 anos ele vem se dedicando ao ofício.
Depois, em uma em uma rádio de Sorocaba, como repórter de campo começou a cobrir o time de futebol da cidade e foi aí que passou a ter contato com o jornalismo esportivo. Em paralelo, para reforçar o orçamento, apresentava de um programa popular, era locutor da rádio Antena 1 e também atuava como disc jóquei, e acabou passando muitos anos da sua carreira cobrindo futebol, incluindo oito Copas do Mundo e três Olimpíadas.
É sobrevivente de um trágico acidente de avião, que para ele marcou um renascimento. Em 1996, em virtude da pista molhada e do excesso de peso, o avião que transportava o time do Corinthians de volta ao Brasil depois de um jogo da Libertadores, abortou a decolagem no aeroporto de Quito, no Equador, e foi parar fora da pista. Ninguém perdeu a vida, felizmente, mas o susto foi enorme e a experiência ficou marcada para sempre em sua memória.
Depois de mais de 10 anos sedentário, em 1999, ao migrar de repórter para apresentador âncora, iniciou sua trajetória na corrida de rua. No início, apenas caminhava para tratar suas varizes nas pernas, mas pouco tempo depois passou a trotar pelas ruas do bairro em que morava. Pegou gosto pela modalidade e em 2002 passou a treinar com orientação e desde então participou de mais de uma centena de provas, entre elas duas maratonas de Buenos Aires e uma sonhada Maratona de Nova Iorque, que correu em 2016 ao lado da esposa, Elisabete, para celebrar os 25 anos de casamento e o seu cinquentenário.
Conosco aqui o apresentador e coordenador de Esportes no Grupo Bandeirantes de Comunicação, multi premiado jornalista esportivo com pós graduação em marketing, corredor maratonista que através de sua profissão acredita poder interferir positivamente na vida das pessoas, o idealizador do programa Fôlego, um dos podcasts mais ouvidos do Grupo Bandeirantes, e desde 2014 organizador da sua Capri Run, o grande Ricardo Tadeu Capriotti Sanches.
Inspire-se!
SIGA e COMPARTILHE o Endörfina através do seu app preferido de podcasts.
Contribua também com este projeto através do Apoia.se.
Um oferecimento de @BOVEN_ENERGIA.
Quando a paixão pelo esporte se une à energia transformadora, grandes histórias acontecem.
E você, já sentiu a adrenalina de estar no controle?
Conheça o Mercado Livre de Energia, a escolha certa para empresas que buscam eficiência e economia. Com a Boven, especialista há mais de uma década, você não só migra para essa revolução, como também garante segurança em todo o processo.
Não deixe essa oportunidade escapar. Abra as portas para o sucesso com a Boven e eletrize seu futuro.
De energia, a Boven entende!
SIGA E CONHEÇA MAIS SOBRE O RICARDO E ALGUNS ASSUNTOS MENCIONADOS NA CONVERSA DE HOJE ATRAVÉS DOS LINKS A SEGUIR:
Por Falar em Correr com Ricardo Capriotti