A história do meu convidado começou na Zona Norte de São Paulo. Como um garoto inquieto dos anos 70, vivia perambulando pela região do bairros de Santana e do Tremembé, de skate ou de bicicleta. Teve o privilégio de viver ao lado da Serra da Cantareira, que era praticamente o seu quintal. Faixa roxa de judô, foi seu sensei quem lhe trouxe o exemplo da disciplina. Fascinado por carros, logo que teve condições, começou a se aventurar a bordo de clássicos como o Toyota Bandeirantes. Viajava para o litoral norte onde também se jogava nas ondas com a sua prancha. Curtiu bastante as motos e participou das primeiras edições do Enduro das Montanhas e o da Independência. As bicicletas também marcaram importantes fases em sua vida. Teve uma Berlineta, depois a incrível Fórmula C de três marchas, uma Caloi 10 amarela até chegar na Cruiser, que ele adaptou para enfrentar as trilhas da Cantareira.

Foi aí que percebeu que faltavam acessórios básicos para os ciclistas, em uma época em que o mountain bike engatinhava por aqui. Como muitos, se virava com o que havia no mercado e improvisava bastante. No início de 1990, durante uma viagem aos Estados Unidos, conheceu o acessório de bicicleta que mudaria sua vida: a bolsa de selim.

Profissionalmente já havia empreendido em uma padaria, uma choperia e tocava então uma pizzaria conhecida no bairro. Mas a descoberta da bolsa de selim, aliada ao seu espírito inquieto e aventureiro, fez com que ele acreditasse que poderia iniciar um novo negócio, no qual pudesse por em prática seus valores, para movimentar um mercado carente e trazer novidades.

Assim, depois de uma madrugada riscando, cortando e montando as partes da sua bolsa de selim, nasceu o primeiro protótipo. Na mesma semana investiu o pouco que tinha em uma máquina industrial para começar a produção. A dificuldade em fazer seus potenciais clientes entenderem a funcionalidade do acessório foi grande, mas o brilho em seus olhos e sua insistência acabaram falando mais alto e aos poucos fechou os primeiros pedidos.

Ao lado da esposa e fiel escudeira, fizeram a marca prosperar, criaram dois filhos e principalmente, construíram um negócio que lhes trouxe a liberdade para viver uma vida intimamente ligada à natureza, alicerçada em sólidos pilares de respeito à todos os envolvidos no negócio, dos funcionários aos consumidores.

Recebo aqui um sujeito íntegro que se mantém fiel ao propósito de ser justo e ter um negócio que seja bom para todos. O quase agrônomo, empreendedor insistente e idealista, um extra terrestre no voraz mundo dos negócios, o fundador da Curtlo, o meu amigo Fernando José Oliveira.

Inspire-se!

SIGA e COMPARTILHE o Endörfina através do seu app preferido de podcasts.

Contribua também com este projeto através do Apoia.se.

Um oferecimento de @BOVEN_ENERGIA.

Quer reduzir até 30% dos gastos de energia de sua empresa? Fale com a Boven!
Há mais de 10 anos no mercado, é líder na migração de empresas para o mercado livre de energia.
 
Com uma equipe especializada e tecnologia de ponta, a Boven oferece as melhores soluções energéticas para o seu negócio, reduzindo custos sem necessidade de investir em equipamentos.
 
Não deixe sua empresa ficar para trás, descubra as vantagens de ser livre com a Boven.
 
De energia, a Boven entende!

boven.com.br

SIGA E CONHEÇA MAIS SOBRE O FERNANDO E ALGUNS ASSUNTOS MENCIONADOS NA CONVERSA DE HOJE ATRAVÉS DOS LINKS A SEGUIR:

Instagram

Instagram Curtlo

Podcast MXC Off Road com Fernando Oliveira

Diálogos com CEOs entrevista Fernando Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *