Ela nasceu em Rio Negro, cidade com pouco mais de 30 mil habitantes no interior do Paraná. Cresceu em meio à natureza e praticando ginástica rítmica dos 10 aos 17 anos de idade. Aos 15 anos começou as escalar na rocha e teve contato com o montanhismo. Em 1996 passou a competir na escalada esportiva, que estava iniciando por aqui.
Em 2001 sofreu um acidente grave em uma escalada e a recuperação levou três anos para que ela voltasse a escalar. Durante esse período, conheceu as corridas de aventura, mergulhando de cabeça na modalidade, o que ajudou na sua recuperação física e emocional. Participou de diversas provas curtas e longas e alguns anos depois, com o chegada das corridas de trilha no Brasil, passou também a competi-las.
Formada em Educação Física, é personal trainer especializada em performance esportiva. Foi patrulheira em uma estação de esqui e instrutora de esqui adaptado para deficientes. Integrou o grupo de socorro em montanha do Marumbi, no Paraná, e fez um curso avançado de primeiros socorros em áreas remotas.
Quando passou alguns meses na cidade de Chamonix-Mont-Blanc, fez um curso de performance em corrida de montanha e aproveitou para aprimorar a sua escalada alpina. Trabalhou no Acampamento de Aventura para crianças, como instrutora e treinadora de escalada em Curitiba e chegou a colaborar na organização de eventos de escalada e corridas de trilha.
Sua paixão pelo esporte e natureza a levaram a explorar o mundo. Seja para escalar, competir ou subir altas montanhas, viajou para a Argentina, Bolívia, França, Suíça, África do Sul, Tailândia, Canadá e Estados Unidos. Em 2018 teve a oportunidade de realizar uma parte de um thru hiking no Canadá e desde então passou a se interessar também pelas longas caminhadas. No ano seguinte percorreu sozinha a trilha do Mont-Blanc e esse ano teve a oportunidade de realizar Hayduke Trail, uma das trilhas mais difíceis dos Estados Unidos, com quase 1300km de extensão.
Conosco aqui hoje professora de edução física, aventureira, escaladora, montanhista e thru hiker rio-negrense, uma mulher que ousa voar para onde o vento a levar e para quem o sofrimento é diversão, Daiane Luise de Souza.
Inspire-se!
Contribua também com este projeto através do Apoia.se: https://apoia.se/endorfinapodcast
SIGA E CONHEÇA MAIS SOBRE A DAIANE E ALGUNS ASSUNTOS MENCIONADOS NA CONVERSA DE HOJE ATRAVÉS DOS LINKS A SEGUIR:
Rádio Cume – Saia do Sofá – performance no esporte outdoor
North Face Brasil – Por mais mulheres na aventura
Trailer do filme Na Natureza Selvagem
10 trilhas mais longas do mundo