ESPECIAL Aída dos Santos

Não raramente descobrimos no esporte histórias que nos surpreendem e fascinam. Por aqui já passaram inúmeras mulheres que relataram suas jornadas para vencer o medo, as dificuldades pessoais e familiares, mas principalmente o preconceito, que vem travestido de diversas formas. Minha convidada de hoje é dona de uma das mais fascinantes histórias do atletismo brasileiro, que remonta a uma época onde tudo parecia ser mais difícil. Nasceu prematura, caçula entre seis irmãos, filha de um pedreiro alcoólatra e uma lavadeira. Vivia com a família no Morro do Arroz, favela de Niterói. Durante o primário trabalhava de doméstica e estudava. Apaixonada pelo vôlei, foi descoberta no Fluminense e venceu a primeira competição de salto em altura que participou. Ao chegar com a medalha em casa, levou uma surra do pai, que lhe disse que medalha não enchia barriga. Quando estava no Vasco, com frequência faltava aos treinos porque usava o dinheiro da passagem para comprar comida. Cursando a faculdade de manhã, tinha que trabalhar à tarde e lhe sobrava então o período da noite para treinar. Participou de duas edições dos Jogos Olímpicos. Em Tóquio 1964, ficou em quarto lugar no salto em altura. Naquela edição dos Jogos, Aída foi a única mulher da delegação brasileira. Classificada a um mês da competição, a ela nenhuma estrutura foi fornecida. Viajou sem qualquer apoio, sem técnico e sem equipamento para competir. Mal sabia ela que contra tudo e contra todos, estava prestes da entrar para a história como a primeira brasileira a disputar uma final olímpica. Quatro anos depois, nos Jogos da Cidade do México, ficou em vigésimo lugar no pentatlo. Formada em geografia, educação física e pedagogia, possui quatro netos é mãe do Sérgio, da Patrícia e da jogadora de vôlei Valeskinha, medalhista de ouro em Pequim. É com muita honra que recebo hoje a desbravadora e valente dona Aída dos Santos. Inspire-se!  

SIGA, ASSINE e COMPARTILHE o Endörfina através do seu app preferido de podcasts. Contribua também com este projeto através do Apoia.se.

Um oferecimento da @BOVEN_ENERGIA.

Boven, há uma década fornecendo energia e gerando resultados para consumidores do mercado livre. Quer ser livre? Fale com a Boven. Energia que inspira.

Saiba mais em BOVEN.COM.BR e através do perfil no instagram  @BOVEN_ENERGIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *