#300 Fernanda Maciel

Minha convidada é uma mineira que é prova viva da dedicação, empenho e resiliência que o esporte ao mesmo tempo que ensina, exige. A sua história de vida parece ter sido escrita para que ela se tornasse uma das melhores do mundo na corrida de montanha.

Começou na ginástica olímpica, praticou capoeira e foi campeã brasileira de jiu jitsu. No começo dos anos 2000 ingressou nas corridas de aventura e descobriu o seu lugar: a natureza. Conheceu as corridas de montanha quando elas ainda eram novidade e anos depois, tornou-se referência na modalidade, dentro e fora do Brasil.

Em 2008 conquistou o quarto lugar no Endurance Challenge Championship, o que a colocou no cenário mundial. Mudou-se para a Espanha para melhorar sua técnica e ganhar experiência, o que a levou a ficar em quinto lugar no Campeonato Mundial de Skyrunning. Foi vice-campeã mundial no Ultra Trail World Tour e subiu ao pódio nada menos do que 4 vezes na icônica Ultra Trail du Mont Blanc. É recordista da subida do monte Kilimanjaro, foi a primeira mulher a subir e descer correndo o Aconcágua, estabeleceu o recorde da subida do Gran Paradiso e da emblemática Matterhorn em apenas 24 horas.

Em fevereiro de 2021 sofreu uma grave pancada na cabeça num acidente durante uma escalada. Seu cérebro parou. Com o tempo ele foi voltando até que parou novamente e vieram algumas disfunções. Mas sendo treinada a enfrentar dificuldades, trabalhou muito para se tornar uma nova mulher, com um novo cérebro. Ciente de que talvez nunca volte a ser a mesma pessoa de antes do acidente, ela celebra a sua recuperação. O trauma  a ensinou que o processo da vida não é linear e que depende de  nós mesmo aceitar as coisas e lutar para sermos melhores a cada dia. Ela aprendeu a sonhar muito mais e a focar no que é possível fazer.

Em 2022, já bastante recuperada do acidente, ela realizou a travessia ao redor do Hielo Continental, na Patagônia, em tempo recorde e no finalzinho do ano tornou-se a recordista da subida e descida do Monte Vinzon, na Antártida.

Conosco aqui, pela segunda vez, a lutadora que se tornou corredora, a advogada ambientalista que se tornou benfeitora,  direto do seu refúgio nas montanhas de Chamonix-Mont-Blanc,  a especialista em velocidade nas montanhas, a nova Fernanda Moura Antunes Maciel.

Inspire-se!

SIGA e COMPARTILHE o Endörfina através do seu app preferido de podcasts.

Contribua também com este projeto através do Apoia.se.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *