Minha convidada nasceu na cidade de Fiume, então pertencente à Itália. Ela e seu irmão tiveram uma infância e adolescência muito ativas, praticando esportes de verão, como a natação, e os de inverno, como o esqui e a patinação. Aos 17 anos de idade mudou-se com a família para o Brasil, aportando e se estabelecendo na cidade maravilhosa.

Após três anos, período em que ela e sua família precisaram para reestruturar suas vidas, agora como imigrantes numa terra desconhecida, ela decide voltar à pratica esportiva. Por estímulo do seu pai, que fora esgrimista, inscreveram-se no Clube Ginástico Português para praticarem a modalidade. Por causa do calor excessivo, os treinos eram seguidos de refrescantes braçadas na piscina, que também tinha trampolins para saltos. Algum tempo depois, começou a se dedicar diariamente também aos saltos ornamentais, até que decidiu largar a esgrima, afinal, praticar a sério as duas modalidades depois de um dia intenso de estudos e trabalho mostrou-se inviável. A dedicação gerou excelentes resultados e ela foi nove vezes campeã carioca de trampolim e plataforma, campeã brasileira de plataforma, vice-campeã sul-americana de trampolim e plataforma, e por causa de décimos de pontos ela não classificou-se para participar das Olimpíadas de Londres, em 1948.

Em paralelo à vida esportiva, sempre foi uma dedicada aluna e entrou na faculdade de arquitetura, seu desejo desde adolescente. Formou-se, começou a lecionar e trabalhar, conheceu o homem da sua vida com quem teve duas filhas, Laura e Cora. Fez a sua vida aqui no Brasil e com o marido, também refugiado, voltou à Europa algumas vezes.

Depois da morte do marido e aos 69 anos de idade ela decide dedicar-se à natação. Com o apoio das filhas e muita alegria em nadar, ela já conquistou 13 medalhas de ouro e 12 recordes mundiais em Campeonatos Mundiais de Natação Master. No mundial de 2014 ela nadou a prova dos 200m borboleta em menos de 9 minutos, estabelecendo um recorde mundial por ter sido a atleta mais velha a completar a prova.

Conosco aqui a fiumana mais brasileira que existe, dona de uma saúde e disposição invejáveis, uma mulher que adora a vida,  sobrevivente da perseguição nazista e de uma pandemia, a bem humorada Nora Tausz Rónai.

Inspire-se!

SIGA e COMPARTILHE o Endörfina através do seu app preferido de podcasts.

Contribua também com este projeto através do Apoia.se.

Um oferecimento também da Titanium Vida, Saúde e Previdência.

Com 20 anos de história, o comprometimento total com seus clientes e uma alta credibilidade, a Titanium oferece as melhores soluções em proteção e segurança que você encontra no mercado, com planos de seguro de Vida, Saúde e Viagem.

A Titanium oferece serviços para seu bem-estar, como o Seguro de Vida Resgatável, que além de resguardar e proteger o futuro das pessoas que você ama, te dá a opção de resgatar os valores em vida, e o Seguro Saúde com cobertura mundial e livre escolha de médicos, clínicas e hospitais.

Colocar a Titanium em seu futuro é uma escolha sensata. Aproveite os melhores momentos da vida com quem você ama, livre de preocupações com o amanhã.

Siga e conheça mais sobre a Titanium no @titanium.consultoria.

Não conte com a sorte, conte com a Titanium!

A SCOTT que quer você venha fazer parte da família SCOTT, por isso lançaram uma promoção de verdade, especialmente para você que curte a marca de maior prestígio no MTB. Descontos de até 2 mil reais sobre o preço de tabela, além um ano de seguro SCOTT Bike Safe grátis para modelos selecionados das linhas Scale e Contessa Scale.

A promoção é válida enquanto durarem os estoques, nas revendas autorizadas SCOTT em todo o Brasil. Aproveite!
Quem adquirir sua SCOTT durante o período da promoção e subir fotos com a bike no Instagram usando a hashtag #todosdescott, poderá ter sua foto compartilhada nos stories da SCOTT Brasil.

Da família SCOTT para você!
Siga @scott_bike_brasil.

CONHEÇA MAIS SOBRE A NORA E ALGUNS ASSUNTOS MENCIONADOS NA CONVERSA DE HOJE ATRAVÉS DOS LINKS A SEGUIR:

Wikipedia

Nadadora Nora Rónai participa do Pan-Americano de Masters

Nadadora de 98 anos é destaque na TV Colombina

Nora Rónai no programa de Ronnie Von (2014)

Sobrevivente do holocausto, hoje ela é campeão mundial

A sobrevivente de nazismo que se tornou campeã mundial aos 90 anos

Holocaust survivor and brazilian swimmer champion is still competing at age 98

Wikipedia – Estado livre de Fiume

Wikipedia – Rijeka

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *