O que é podcast? 2017-07-31T13:27:20+00:00

Aviso: se você apenas está interessado em saber o que é podcast e como usar seu celular para ouvi-lo, vá direto para penúltima linha. Porém,  se você quiser saber porque o Endörfina é produzido no formato podcast, siga meu raciocínio!

 

Estamos vivendo a era do fim da TV, como a conhecemos? Será que um dia existirá um mundo sem os aparelhos de TV? Não sei e não tenho a mínima idéia, afinal, não sou um homem de mídia tampouco um estudioso do futuro. Mas sei, como telespectador, que a cada dia a TV ocupa menos tempo na minha vida. Não que nos últimos 20 ou 30 anos tenha consumido muito este tipo de mídia, até porque você há de concordar comigo, que atleta e TV são duas coisas praticamente excludentes! Muita TV não combina com o atleta (treinar ou assistir novela?) e treinar muito para depois relaxar assistindo TV (dormir ou assistir?) também não. Graças a invenções bastante recentes na história pós segunda fase da revolução industrial, pudemos nas últimas décadas assistir em nossos televisores a filmes, documentários e basicamente todo o tipo de conteúdo dos canais tradicionais por meio dos video cassetes, dvds, blu rays e mais recentemente dos computadores e canais on demand como o Youtube e o Netflix, entre tantos outros. Para o bem ou para o mal, a TV continua. Ao menos por enquanto!

Podemos contar história semelhante com o rádio, mais antigo que as telinhas, mas igualmente fascinante! A música passou a tomar cada vez mais tempo e protagonismo na vida do homem moderno. Cada vez mais acessível, podemos hoje ouvir música 24horas por dia, até nadando! Graças aos formatos cada vez menores e tecnológicos, hoje carregamos discotecas  inteiras (você não sabe o que é uma discoteca? google it!) em nossos bolsos (um dos argumentos de venda de Steve Jobs ao apresentar o iPod em 2001). Estará o rádio com os dias contados? Propagandas, animados locutores, músicas de gosto duvidoso, enfim, quem hoje em dia pode dizer que gosta da programação inteira de uma estação de rádio? Salve a mobilidade do mp3! Agora imagine se a mesma liberdade e flexibilidade que o Netflix no proporciona, existisse também no rádio? Espere um pouco você pode estar se perguntando! Isso já existe sim, afinal você tem aí no seu bolso ou sobre a mesa um smartphone (um salve para Steve Jobs novamente) com app como o Spotify ou Deezer ou Pandora, ou, ou, ou! Com eles você não precisa mais nem pensar em qual música ouvir, você pode simplesmente seguir a playlist daquele artista global ou ainda daquele DJ mega das galáxias!

Agora imagine como seria legal poder, também, ouvir não apenas música, mas programas com experts em Star Wars ou Budismo? E um debate sobre a operação Lava Jato ou até uma entrevista com seu ídolo no esporte?

Pois é, esta tecnologia já existe. Foi por isso que surgiu o Endörfina podcast! Um talk show no “rádio” da internet, onde qualquer um pode ter a sua estação, independente e o melhor, acessível onde quer que você esteja.

A idéia é que você possa curtir o Endörfina enquanto treina, no carro ou em qualquer lugar, usando um smartphone, tablet ou mesmo um desktop. Como e quando quiser. Simples assim.

Afinal, quem não gosta de ouvir uma boa história!

Saiba mais sobre podcasting e a vantagem da assinatura (feed) aqui.

Como ouvir um podcast?

Seja bem vindo!